Clínico Geral: Quando Devo Procurar Esse Profissional Da Saúde?

· 3 min read
Clínico Geral: Quando Devo Procurar Esse Profissional Da Saúde?

A opção dos médicos clínicos com formação originada na residência médica, nesse momento, era pela subespecialização ou pelo trabalho em hospital. Muitos desses clínicos, em meio e a despeito disto, trabalharam, nas décadas de 1970 e 1980, como generalistas, na Atenção Primária de Saúde . Quem mais ocupou esse espaço na APS foram os médicos sem qualquer especialização, os clínicos gerais ou generalistas.

  • Portanto, o trabalho desses profissionais é indispensável para que a clínica ou o consultório médico tenha um alto padrão de qualidade, o que é esperado pelos pacientes.
  • Infelizmente a sua “prioridade” implica numa concepção de saúde vista por atacado.
  • O papel do profissional responsável pelas secretarias de clínicas médicas está relacionado com oferecer um serviço de qualidade e eficiente para aqueles que buscam uma consulta.
  • Embora constantemente deva atualizar-se em terapêutica medicamentosa, não se aventurará a orientar a quimioterapia da leucemia ou fazer o tratamento da esterilidade primária.


Manter uma rotina com check-ups periódicos é uma das melhores formas de se manter  saudável. Antes de uma intervenção cirúrgica, o clínico geral deve ser consultado para avaliar os riscos e benefícios do procedimento.  https://tiny.one/p3nhmv39  de não existir nenhuma regulamentação a nível nacional, muitas academias exigem um atestado médico aos clientes para realizar a matrícula. Isso porque esses tipos de exame podem ajudar a diagnosticar precocemente as doenças e aumentar as chances de recuperação.


Qual A Rotina De Um Residente Em Clínica Médica?





O indivíduo está mais atento aos riscos de doenças e também mais otimista com a alta na expectativa de vida do brasileiro. Uma pessoa nascida no  Brasil em 2019 tinha expectativa de viver, em média, até os 76,6 anos. Se comparado ao ano anterior , isso representa três meses a mais, que era de 76,3 anos.

Quantos Anos É A Residência De Clínica Médica?


A especialização em Clínica Médica é de acesso direto, ou seja, basta ser formado em Medicina para ingressar. Em geral, a carga horária é de 60 horas semanais, que  correspondem a 2.880 horas anuais. A residência em Clínica Médica tem uma concorrência relevante nas instituições mais buscadas de São Paulo, como USP, Unifesp e Unicamp. Entretanto, não está entre as especialidades mais disputadas, o que pode ser uma boa notícia se você tem essa área como objetivo. Para mergulhar nesse mundo, conversamos com o Djon Machado, nosso professor que se formou na residência de Clínica Médica na Unicamp em 2019. De cara, ele já mandou o papo reto sobre as características que determinam um bom profissional dessa especialidade.

É comum que esse profissional cuide da saúde de idosos e pessoas com limitações, exatamente por dominar todas as áreas da saúde e dessa forma diminuir a necessidade de locomoção e gastos que essas pessoas teriam. Os médicos e enfermeiros dessa área se destacam pela boa medicina e respeito aos direitos do paciente. É a especialidade com mais vagas em concursos públicos, já que suas ações podem ser em vários setores dos serviços de saúde, como na Polícia Militar, no Corpo de Bombeiros, e nas Forças Armadas.